InícioCondições de UsoQuem SomosContato


Dieta com pouco sal aumenta risco de doença cardíaca!

PDF Imprimir E-mail
Notícias - Novidades

A pesquisa, publicada no American Journal of Hypertension, examinou dados de 167 estudos em que os participantes foram acompanhados por um mês e selecionados aleatoriamente para seguir uma dieta de pouco sal e outra com uma grande quantidade da substância.

Os pesquisadores observaram uma melhoria pequena na pressão sanguínea dos que ingeriram uma dieta de pouco sal. Mas o efeito mais significativo ocorreu em quem já apresentava pressão alta, pois a dieta fez com que a pressão sanguínea diminuísse até 3,5%.

Para as pessoas sem a doença (hipertensão arterial), a dieta com pouco sal aumentou em até 2,5% os níveis de colesterol e em 7% os triglicérides.

Além disso, também houve aumento nos hormônios que regulam o nível de sal no sangue, que são responsáveis por fazer o corpo preservar a substância no corpo ao invés de excretá-la pela urina.

Os pesquisadores consideraram na pesquisa que uma dieta com pouco sal era equivalente ao consumo de 2,3 gramas ou menos por dia. Mas a American Heart Association recomenda que o consumo diário se limite a 1,5 gramas.

Portanto, serão necessárias mais pesquisas para investigar se uma dieta com uma quantidade menor ainda de sal poderá trazer benefícios para a saúde. De qualquer maneira a conclusão que podemos chegar é a de que por ora, há que se desconfiar de mitos como o do consumo de sal fazer mal. Sim faz mal para hipertensos e não para os que não são portadores dessa condição.

 

Compartilhe este Artigo!

Notícias